Tecnologia na Educação
Se a utilização da tecnologia, principalmente a informática, em
nosso cotidiano é condição sine
qua non para a realização de
nossas tarefas e afazeres mais básicos, o que não dizer para a difícil ascensão
profissional? Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto
é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente
do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e
profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas
crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico
devido à presença marcante da tecnologia em nossas vidas seja nos shopping centers, nos bancos,
nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas
efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação? Para
nos localizarmos um pouco mais, vejamos o que seria tecnologia. Goodman &
Sproull (1990) definem tecnologia como sendo o conhecimento de relações
causa-efeito contido (embutido) nas máquinas e equipamentos utilizados para
realizar um serviço ou fabricar um produto. Para usuários leigos da palavra,
tecnologia significa o conjunto particular de dispositivos, máquinas e outros
aparelhos empregados na empresa para a produção de seu resultado. Já para
Fleury (1990), uma abordagem muito diferente enxerga a tecnologia como um
pacote de informações organizadas de diversos tipos,
provenientes de várias fontes e obtidos através de diversos métodos, utilizado
na produção de bens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário