OBJETIVOS GERAIS: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Incentivar os bons hábitos alimentares;
· Identificar as preferências alimentares dos alunos;
· Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde;
CRONOGRAMA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:
1º-Aula Assunto- Frutas:
Livro: Leitura do livro Frutos e Frutas;
Atividade: Pintura a dedo;
Degustação de salada de frutas;
Passeio ao pomar da escola, identificando os vários tipos de frutas e suas características;
2º Aula- Assunto- Verduras/ Hortaliças:
Atividades:Confecção de carimbos com batata;
Explorar as cores e texturas das verduras
Visita a horta da escola;
3º Aula – Assunto- Legumes:
Livro: Leitura do livro A cesta da Dona Maricota.
Atividades: Fazer com os alunos uma sopa utilizando chuchu beterraba abobora, cenoura;
Escultura com legumes;
4º Aula – Assunto- Rótulos/ Higiene com os alimentos:
Livro: Leitura do livro Pêssego, pêra, ameixa no pomar;
Ensinar os procedimentos principais de higiene com os alimentos, que devemos ter antes de consumi-los.
Atividades: Confeccionar a pirâmide da alimentar;
Atividade de pintura;
5º Aula- Assunto – Vitaminas:
Trabalhar os valores nutricionais da banana;
Enfatizar a importância do leite no desenvolvimento da criança;
Atividades: Degustar banana com farinha láctea e leite em pó.
6º Aula – Alimentos Saudáveis e não saudáveis;
Livro: Leitura do livro: Camilão o Comilão.
Atividades: Confeccionar mural de alimentos que devem ser consumidos com moderação;
7º Aula-Assunto Derivados do Leite:
Trazer para sala de aula rótulos de derivados do leite;
Atividades: Confeccionar brinquedos com caixa de leite;
PRODUTO FINALFinalizará o projeto com a elaboração de um livro contendo todos os trabalhos realizados pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃOA avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos e desenhos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
AVALIAÇÃOA avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos e desenhos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
“Todas as noites mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo vão dormir com fome…” – Presidente Lula na reunião das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO – junho de 2008.
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