A globalização é uma questão presente na vida de todos nós: comemos, bebemos, vestimos coisas mais ou menos iguais no mundo todo.
Isto, no entanto, não é tão recente, embora tenha se acelerado com o advento das novas tecnologias de comunicação.
Desde a expansão marítima a globalização estava presente em nossas vidas. Como colônias já reproduziam o modelo da corte.
Fala-se muito da globalização da economia, porém ela sempre está presente. Este é um modelo histórico que, evidentemente, se acelerou com a sociedade industrial.
Com a aceleração dos processos de globalização há necessidade de se constituírem pessoas que possam ser intérpretes e tradutoras de seu tempo.
Na sala de aula, os professores não podem deixar de lidar com o jornal, os tele-jornais, o rádio enfocando os aspectos de globalização que estes traduzem nas artes, na música, na economia, no vestuário, nos hábitos e valores.
Cabe à escola abrir espaço para questões globais, regionais, locais. A escola não produz todo o conhecimento que circula no mundo. Hoje, redes como a Internet propiciam a circulação dos conhecimentos com uma velocidade imensa. Tudo que acontece em um espaço é colocado em rede com outros espaços.
É papel da escola se abrir para o mundo maior constituindo verdadeiros cidadãos para conviver neste mundo de forma autônoma e solidária.
Isto, no entanto, não é tão recente, embora tenha se acelerado com o advento das novas tecnologias de comunicação.
Desde a expansão marítima a globalização estava presente em nossas vidas. Como colônias já reproduziam o modelo da corte.
Fala-se muito da globalização da economia, porém ela sempre está presente. Este é um modelo histórico que, evidentemente, se acelerou com a sociedade industrial.
Com a aceleração dos processos de globalização há necessidade de se constituírem pessoas que possam ser intérpretes e tradutoras de seu tempo.
Na sala de aula, os professores não podem deixar de lidar com o jornal, os tele-jornais, o rádio enfocando os aspectos de globalização que estes traduzem nas artes, na música, na economia, no vestuário, nos hábitos e valores.
Cabe à escola abrir espaço para questões globais, regionais, locais. A escola não produz todo o conhecimento que circula no mundo. Hoje, redes como a Internet propiciam a circulação dos conhecimentos com uma velocidade imensa. Tudo que acontece em um espaço é colocado em rede com outros espaços.
É papel da escola se abrir para o mundo maior constituindo verdadeiros cidadãos para conviver neste mundo de forma autônoma e solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário